domingo, 10 de julho de 2016

Conheça-se a si mesmo

Templo de Delfos:

 "Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum".


-"Tudo começa quando Sócrates foi ao templo consultar a Sacerdotisa, e seu amigo Querofonte fez a tradução da inscrição que se apresentava na entrada do templo Nosce te ipsum”- “Conheça-te a ti mesmo.” A sacerdotisa afirma para Sócrates, que ele é o homem mais sábio de toda a Grécia. Intrigado com a revelação, Sócrates faz um mergulho interior e constata que a única coisa que sabia era que nada sabia –“Só sei, que nada sei”.  -"



“Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum” – Frase atribuída a Tales de Mileto (624 a.C – 558 a.C) considerado o primeiro de todos os filósofos.

"O conheça-a-ti-mesmo se relaciona não com o crescimento, mas uma confusão acerca da natureza do conhecimento. O aforismo de Sócrates toma a palavra conhecimento como gnosko, o conhecimento da imortalidade da alma, nosso interior como suposto detentor de uma verdade auto-evidente; contudo nosso olhar parte de algum ponto, não abarca o todo, mas na perspectiva aparte da universalidade - um ponto de vista é a vista através de um ponto, na perspectiva que vem de fora.

Raramente inovamos e criamos, voltamos nosso olhar ao redor antes de olhar para nós mesmos. Sequer há uma essência auto-evidente em nós, ergo trata-se de um erro conceitual dizer que é possível conhecer algo de si."-autor desconhecido

Sem comentários: